Página Inicial

 

 
PET'S SHOP
FAÇA SUA LOJA
PET ID
ADOTE UM PET
ACHADOS  PERDIDOS
PET MATRIMONIAL
PET TRAVEL
EVENTOS
CLUBE PETFRIENDS
PET'S E FAMOSOS
EXÓTICOS CURIOSOS
CONTOS  HISTORIAS
OPINIÕES PET'S
CAMPEÕES 
TV PET FRIENDS
ENCONTROS
ASTROLOGIA
CONSULTA ON-LINE
MUNDO VETERINÁRIO
FÓRUM
ONDE ESTAMOS
CHAT VET
FAÇA SEU SITE
CÃES
GATOS
PEIXES
AVES
RÉPTEIS
OUTROS
POSTAIS ON-LINE
JOGOS
PET'S FAMOSOS
PARA COLORIR

O cão sagrado do islamismo

O Saluki é um cão de companhia, de porte médio e temperamento muito forte. Tem características peculiares, é inteligente e independente. Não gosta de muitos mimos e não atende os chamados ou ordens de qualquer um. Se puder, nunca o faz. A não ser que algo lhe interesse. 

A sua aparência, também não é nada comum. As pernas são longas e finas com o dorso arqueado exibindo até as costelas. Este visual causa má impressão e espanto aos que não o conhecem. Já para outros, esta imagem diferenciada é o que atrai. O inquestionável ar de nobreza e elegância funciona como chamariz. 

Apesar de não demonstrarem a todo instante afago, os Salukis são muito ligados e gentis com os donos. Por ser um cão muito sensível, não tolera repreensões muito agressivas.


As manifestações de carinho duram segundos. Parece que não apreciam contato físico intenso. O máximo que fazem é abanar o rabo. Podem, ainda, esfregar rapidamente a cabeça ou encostá-la na do dono como forma de cumprimento. O Saluki sente a falta daqueles que ama. Fica triste e cabisbaixo na ausência do dono.


A sua pelagem é lisa e sedosa com franjas nas orelhas. As cores podem ser: branco, acinzentado, bege, dourado, vermelho, preto e castanho, cinza e castanho e tricolor (preto, branco e castanho), incluindo todas as variações.Mede de 58 a 71 cm.


Gostam de uma verdadeira mordomia fazendo questão de ficarem em lugares confortáveis e macios. Um bom cochilo ficará ainda melhor se o Saluki estiver deitado numa cama, poltrona ou almofada.

Precisam se movimentar diariamente e, pelo menos uma vez por semana, correr em áreas livres. 

Origem e História

Pode-se afirmar que o Saluki é a mais antiga raça de cães domésticos, já que existem registros de sua existência em tumbas egípcias datadas de milhares de anos antes de Cristo.

Esta é a única raça aceita pelo Islamismo, que a considera um presente de Alá — por isso, o Saluki recebe o nome de El Hor ("O nobre").


Popular no Irã, país ao qual se credita sua origem, bem como no restante do Oriente Médio e Ásia, o Saluki é pouco difundido em outras partes do mundo.


Seu nome provém da cidade árabe desaparecida Saluk, que significa "o nobre". Muito antigo, acredita-se que descende do Canis familiares leineri. Exemplares já muito semelhantes aos Salukis atuais aparecem em esculturas e gravuras de tumbas egípcias e mumificados ao lado dos corpos de faraós.

Os muçulmanos, que segundo seu livro sagrado, o Alcorão, consideravam o cão um bicho impuro, abriram uma exceção apenas ao Saluki. Diziam que ele era um "presente de Alá", uma benção ao seu dono e família. Não podia ser vendido nem trocado. Caso contrário, a pessoa seria amaldiçoada. Quando os filhotes nasciam com uma mancha branca na cabeça, consideravam-no duplamente abençoado – a marca era "o beijo de Alá". Tinha também o privilégio de dormir dentro da tenda junto aos sheiks. A raça só chegou ao Ocidente no século XIX.

inicio l quem somos l cadastre-se l contato
Copyright© 2002 PetFriends. Todos direitos reservados. All rights reserved
1