Página Inicial

 

 
PET'S SHOP
FAÇA SUA LOJA
PET ID
ADOTE UM PET
ACHADOS  PERDIDOS
PET MATRIMONIAL
PET TRAVEL
EVENTOS
CLUBE PETFRIENDS
PET'S E FAMOSOS
EXÓTICOS CURIOSOS
CONTOS  HISTORIAS
OPINIÕES PET'S
CAMPEÕES 
TV PET FRIENDS
ENCONTROS
ASTROLOGIA
CONSULTA ON-LINE
MUNDO VETERINÁRIO
FÓRUM
ONDE ESTAMOS
CHAT VET
FAÇA SEU SITE
CÃES
GATOS
PEIXES
AVES
RÉPTEIS
OUTROS
POSTAIS ON-LINE
JOGOS
PET'S FAMOSOS
PARA COLORIR

Seu visual é exótico

O Puli é um cão de pastoreio que apresenta porte médio, é vigoroso, ágil, inteligente e versátil. Como todo bom cão pastor necessita gastar energia e ainda late com certa freqüência.

A pelagem é a característica marcante da raça Puli. Ela é longa, macia e com pêlo ondulado e encaracolado. As cores são preto uniforme, preto com nuance avermelhada e as variedades de cinza e branco. A altura mínima é de 37 cm e a máxima de 44 cm. Pesa entre 10 e 15 kg. 

Origem e História

O Puli ou Boiadeiro, há mais de 1000 anos, faz parte da vida dos pastores Húngaros. Quando os Magyars foram para a Hungria levaram seus cães pastores que eram de dois tipos, um grande e o outro de tipo menor que já lembrava os Pulis de hoje. Exceto pela cor o Puli se parecia bastante com os Terriers Tibetanos que devem ter sido um dos troncos de formação da raça.

No século XVII o povo do oeste europeu começou a repovoar a Hungria que teve sua população praticamente dizimada por invasores durante o século XVI. Estes novos habitantes trouxeram suas ovelhas e seus cães pastores com eles.


Dos cruzamentos do Puli com os cães pastores da França e Alemanha surgiu o Pumi. Os dois nomes Pumi e Puli foram sendo usados revezadamente por muitos anos e o Puli quase desapareceu.


Em 1912, Emif Raitsits começou um trabalho de reconstituição do Puli e em 1915 o 1º padrão para a raça foi redigido, tendo sido aprovado pelo FCI (Federação Cinológica Internacional) em 1924 foi. Dois tipos de pelagem eram vistos: um mais felpudo e outro mais encaracolado.


Na América (em especial Estados Unidos) eles são hoje mais usados para guarda e companhia do que no pastoreio.

Copyright© 2003 PetFriends. Todos direitos reservados. All rights reserved
1