Página Inicial

 

 
PET'S SHOP
FAÇA SUA LOJA
PET ID
ADOTE UM PET
ACHADOS  PERDIDOS
PET MATRIMONIAL
PET TRAVEL
EVENTOS
CLUBE PETFRIENDS
PET'S E FAMOSOS
EXÓTICOS CURIOSOS
CONTOS  HISTORIAS
OPINIÕES PET'S
CAMPEÕES 
TV PET FRIENDS
ENCONTROS
ASTROLOGIA
CONSULTA ON-LINE
MUNDO VETERINÁRIO
FÓRUM
ONDE ESTAMOS
CHAT VET
FAÇA SEU SITE
CÃES
GATOS
PEIXES
AVES
RÉPTEIS
OUTROS
POSTAIS ON-LINE
JOGOS
PET'S FAMOSOS
PARA COLORIR

Um cão inteligente, confiável e responsável no treinamento

O Hovawart é um cão inteligente, confiável e responsável no treinamento, mas necessita de voz dominante para não se tornar o líder no relacionamento com os humanos. Ele é muito afetivo e protege a família com grande bravura, exercendo também muito bem seu papel de cão de fazenda, protegendo o rebanho.

A pelagem é longa, com pequena ondulação e grossa.

A cor é preto ou dourado, ou preto com marcações em dourado.

Na aparência geral o Hovawart é um cão de grande porte, elegante, robusto, saudável, com membros fortes, cabeça também forte, crânio largo e focinho mais afilado.

As orelhas de tamanho médio, tem inserção alta e são pendentes. A cauda bem franjada é portada baixa.

HISTÓRIA

O Hovawart, cão de origem germânica, foi desenvolvido na Idade Média como guardião de propriedade. Embora se pareça bastante com alguns retrievers como o Flat-Coated, a raça nunca foi utilizada como cão de caça.
Documentos e pinturas do século XVIII relatam e mostram cães, na época chamados "Hofewart" (cães que guardam a propriedade), perseguindo a trilha de ladrões. Ele era muito usado pela corte e um escritor da época relata como ele, um bebê na ocasião, foi resgatado por um Hovawart ferido. No entanto, o Hovawart parecia ter desaparecido junto com a aristocracia alemã, pois nenhuma menção a raça foi feita no círculo de criadores por séculos.
Existem muitas controvérsias quanto ao reaparecimento do Hovawart do século XX, pois a raça era considerada virtualmente extinta e não se sabe ao certo se teria sido "ressuscitada" a partir de poucos espécimes remanescentes, ou "reinventada", com base em raças assemelhadas e próximas, parecendo mais provável que as duas técnicas tenham sido utilizadas.
O fato é que ressurgiu na virada do século XIX para XX, através do trabalho de criadores alemães, particularmente sob o ímpeto do entusiasta Kurt Konig.
O Hovawart é um clássico exemplo da dedicação dos criadores alemães de mais de cem anos atrás. Acredita-se que eles recriaram a raça usando cães de fazenda selecionados, adquiridos nas regiões da Floresta Negra e da Montanha Hartz, provavelmente usando também cães Kuvasz, Pastor Alemão e Terranova.
A raça foi oficialmente reconhecida em 1936, e o começo de sua história foi muito difícil devido à falta de alimentos na época da 2a. Guerra Mundial. No pós-guerra a situação ainda se agravou, pois a maioria dos canis estava situada na região leste, quando a Alemanha foi dividida.
Apesar do número de exemplares não ser elevado, a raça já possui Organizações de grande responsabilidade, estabelecidas em países como a Suíça, Áustria, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Holanda, Escócia e em 1980 ela chegou a América.


Copyright© 2003 PetFriends. Todos direitos reservados. All rights reserved