Página Inicial

 

 
PET'S SHOP
FAÇA SUA LOJA
PET ID
ADOTE UM PET
ACHADOS  PERDIDOS
PET MATRIMONIAL
PET TRAVEL
EVENTOS
CLUBE PETFRIENDS
PET'S E FAMOSOS
EXÓTICOS CURIOSOS
CONTOS  HISTORIAS
OPINIÕES PET'S
CAMPEÕES 
TV PET FRIENDS
ENCONTROS
ASTROLOGIA
CONSULTA ON-LINE
MUNDO VETERINÁRIO
FÓRUM
ONDE ESTAMOS
CHAT VET
FAÇA SEU SITE
CÃES
GATOS
PEIXES
AVES
RÉPTEIS
OUTROS
POSTAIS ON-LINE
JOGOS
PET'S FAMOSOS
PARA COLORIR

O caráter em primeiro lugar

O Briard é um cão pastor de grandes habilidades como obediência, versatilidade, inteligência e lealdade. Também é utilizado como rastreador e cão de caça.

Ele é tão admirável que é carinhosamente chamado de "um coração envolto em pelo". Mas, definitivamente, o Briard não é para qualquer lar e dono. O caráter, marca registrada da raça, só consegue ser trabalhado adequadamente com o empenho e dedicação do seu dono.

É sempre leal e afetuoso com aqueles que ama. Já com estranhos, é por natureza reservado.


A sua pelagem necessita de cuidados especiais já que é longa, com pêlo grosso, duro e seco. As cores são preto, variações de cinza, variações de fulvo e qualquer cor uniforme, exceto o branco.

Origem e História

O Briard é uma raça de cães de trabalho francesa muito antiga, ilustrada em tapeçarias do século VIII e mencionada em documentos dos séculos XII, XIV e XVI. Eram usados antigamente para proteger a propriedade e mantimentos dos lobos e caçadores e depois no pastoreio de ovelhas, mantendo-as dentro das pastagens das propriedades sem cerca.

Os Briards não são necessariamente oriundos da Província de Brie como sugere o nome. Muitas autoridades alegam que o nome "Chien de Brie" (Cão de Brie) é uma distorção do nome "Chien d' Aubry" (Cão de Aubry), pois uma estória conta que Aubry de Montdidier construiu, no século XIV, uma catedral em memória ao seu valioso cão (um suposto Briard) que salvou a vida de seu filho. 


O 1º padrão para a raça foi escrito em 1897 por um clube de criadores de cães pastores.


Na guerra foram inigualáveis acompanhando patrulhas, carregando comida, suprimentos e até munição para o front. Relatos do corpo médico dizem que os Briards conduziam a corporação até os feridos no campo de batalha.

Copyright© 2002 PetFriends. Todos direitos reservados. All rights reserved
1